Homenageio nosso dia comessa reportagem de 28/04/2009
Morreu Ekaterina Maxímova, a grande bailarina russa
Ekaterina Maxímova faleceu, na noite passada, aos 70 anos. Dançou mais de 50 anos. Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, considerou-a "a grande bailarina russa".
Ekaterina Maxímova nasceu em Moscovo, a 1 de Fevereiro de 1939. Aos 18 anos, quando terminou a Escola Coreográfica, foi aceite no elenco do famoso Teatro Bolshoi, onde actuou durante 30 anos.
Estreou-se como solista no papel de Macha, no Quebra Nozes de Tchaikovski e encantou o mundo em obras-primas do bailado clássico como Gisèle, Lago dos Cisnes, Dom Quixote, A Bela Adormecida e Petruchka. Maxímova também participou em bailados modernos como Romeu e Julieta, de Prokofiev, e Chamas de Paris, de Assafiev. Mais tarde, em 1978, começou a dançar em elencos estrangeiros, foi estrela do Bailado Clássico de Moscovo e imortalizou a sua arte em Aniuta e Galateia.
Foi galardoada com diversos prémios internacionais, entre os quais se destaca a condecoração concedida pelo Governo do Brasil de Comendador da Ordem de Rio Branco, pelo contributo que deu à dança brasileira. A causa da morte de Ekaterina Maxímova, na noite passada, é ainda desconhecida. Segundo a declaração de Anatoli Iksanov, director do Teatro Bolshoi de Moscovo, "a sua morte foi completamente inesperada, ela estava cheia de forças físicas e espirituais e todos nós esperavamos mais êxitos criativos".
O dueto entre Maxímova e o marido, Vassiliev, foi considerado pela crítica como o "dueto mais perfeito que o séc. XX viu nascer". O video abaixo comprova-o.
Me impressionei com tanto tempo dedicado a dança.
E ela teve seu primeiro namorado. E se casou com ele. Só assim né meninas.
Parabéns a todas nós, bailarinas e simples mortais.
Olá os quadros do meu blog são todos meus, com excepção ao meu retrato desenhado a carvão do pintor Neves e Sousa. Porque perguntou? Há mais quadros de bailarinas no blog.
ResponderExcluirQuis ser sua seguidora mas está a dar-me um erro, tenho que tentar mais tarde!
Eu também fui aluna de ballet dos 6 anos aos 18 anos. Adoro ballet e pintar o ballet
ResponderExcluirApesar da perda, parabéns pelo dia de hoje. E prá não deixar de ser auto-referente, uma das minhas grandes frustrações é não saber dançar. Nada.
ResponderExcluirPoxa...fiquei triste...=/
ResponderExcluirMas, parabéns para todas nós!!
=]
bjus =***
Perdoem-me por deixa-lastristes, mas ela foi tão maravilhosa que continua viva na lembrança de todos os russos. Ela deveria, pra mim, ser o ícone da lembrança do dia internacional da dança, que foi um dia depois de sua morte.
ResponderExcluir