quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ARGILA VERDE




Em aplicações externas e internas, a argila é anti-séptica e bactericida, pelo que impede o desenvolvimento de gérmens e absorve os maus odores.

Além disso, a argila

* Atrai a si mesma todos os tóxicos.
* Ao possuir um potente efeito regenerador e cicatrizante favorece a criação de novos tecidos.
* Protege o organismo do excesso de radiações (raios X, cobaltoterapia) e equilibra-o quando lhe falta radioactividade natural.
* É analgésica e refrescante, e por ser desinflamatória, recomenda-se para os casos de golpes, extracções dentais e infecções.
* Actua sobre os sistemas ósseo, vascular e respiratório, e a sua acção nas fibras elásticas é primordial, assim como sobre os tendões, pele e sobre o tecido conjuntivo que envolve os músculos e outras estruturas corporais.


Como preparar?

Cataplasma


Para fazer a mistura use um recipiente de barro, cristal ou madeira, nunca de metal. Para remover utilize uma colher de madeira. Deite a argila vermelha ou verde num recipiente e junte, a pouco e pouco, água (sem cloro). Aguarde que a argila absorva a água e mexa até conseguir uma pasta. Aplique a pasta de argila sobrepondo camadas até alcançar a espessura adequada e tape-a com um pano de algodão e com algo que abafe para que seque o mais rapidamente possível.

Acne – Aplique uma cataplasma de argila vermelha ou verde em toda a zona afectada (face, pescoço, costas…), durante 10-20 minutos. Depois, retire-a com abundante água morna.

Artrite e reumático – Para acalmar a dor nas articulações, utilize cataplasmas temperadas
de argila vermelha ou verde, grandes e grossas. Aplicar nas zonas afectadas várias vezes ao dia de 30 a 60 minutos.

Astenia primaveril – Beba, duas vezes por dia, antes das refeições, um copo de água com uma colher de argila branca em suspensão (mexa a água com a colher e beba rapidamente para ingerir só a argila que está em suspensão).

Beleza – A argila verde elimina as impurezas da pele, hidrata e normaliza a secreção sebácea, pelo que é ideal para os casos de acne ou de peles com tendência gordurosa. Devido ao seu poder antiséptico e bactericida, é um remédio eficaz contra todas as alterações da pele. Também possui um grande efeito rejuvenescedor. Pode fazer máscaras faciais de 15 em 15 dias: Use argila verde se tiver a pele gordurosa, argila cinzenta se desejar um efeito purificante, argila branca se quiser ou efeito cicatrizante e argila vermelha se quiser hidratar e prevenir o envelhecimento.

Bronquite
– Aplique uma vez por dia uma cataplasma temperada de argila vermelha ou verde, de dois centímetros de grossura sobre o peito e as costas. No primeiro dia mantenha a cataplasma 10 minutos e depois vá aumentando gradualmente até chegar aos 30 minutos. Continue o tratamento durante uma semana.

Celulite (flacidez, retenção de líquidos, gorduras localizadas e distúrbios circulatórios) – Aplique a argila na região dos glúteos e coxas durante uma hora.

Conjuntivite, pálpebras inchadas – Aplique durante uma hora, duas vezes por dia, gazes molhadas em água com argila branca sobre os olhos fechados, que serão renovadas em cada 15 minutos.

Dentes e gengivas
– Contra as inflamações nas gengivas aplique uma cataplasma de argila vermelha ou verde na zona da face perto da inflamação e repita a aplicação cada vez que a argila secar. Contra as aftas, piorreia e gengivite, faça bochechos diárias com água com argila
branca.

Diarreia
– Beba, duas ou três vezes por dia, um copo de água com uma colher de argila branca.

Distensão muscular – Aplique uma cataplasma de argila verde ou vermelha na zona afectada, durante duas horas, duas vezes por dia.

Dor cervical – Aplique duas vezes por dia cataplasmas frios e grossos de argila vermelha ou verde, que cubram desde a nuca até aos ombros. Deixe que actuem hora e meia.

Dor de garganta
(anginas, faringite, amigdalite, laringite) – Logo ao primeiro sintoma, aplique directamente sobre o pescoço, cataplasmas frios de argila vermelha ou verde de dois centímetros de espessura. Renove-os constantemente, sempre que aquecerem, e deixe
uma colocada durante a noite. Quando os sintomas começarem a desaparecer, aplique uma cataplasma por dia até o problema desaparecer.

Eczema
– Coloque sobre a parte afectada uma compressa de pouca espessura ou uma ligadura e retire-a quando estiver seca. Se sentir ardores, pulverize a zona com argila
branca.

Entorses e torceduras
– Aplique uma cataplasma de argila vermelha sobre a zona quente e mude enquanto quando aquecer. Repita a operação até que a infecção passe e a dor acalme. Depois aplique emplastros em cada duas ou três horas.

Feridas
– Depois de lavar bem a ferida com água e sabão, polvilhe-a com argila branco e aplique-lhe um emplastro de argila vermelha ou verde e tape-a. Retire o emplastro ao fim de duas horas, lave bem a ferida de novo e volte a borrifá-la com argila branca. Deixe-a destapada e repita a operação duas vezes por dia.

Furúnculos – Como são acumulações de pus, só se curam mais depressa se se aplicar uma cataplasma de argila muito espesso e grosso (cerca de dois centímetros) duas vezes por dia. No princípio, quando está em plena erupção, deixe a cataplasma colocada durante a noite. É normal que o furúnculo piore, ao princípio, para logo rebentar e acabar por secar. Convém que continue a colocar cataplasmas, inclusivamente quando se fechar a ferida, para que cicatrize bem. Nesta fase, basta uma cataplasma diária.

Gastrite, úlceras e outros problemas estomacais
- Antes das refeições tome um copo de água com uma colher de argila branca.

Gripe e febre – Aplique cataplasmas frios e espessos de argila no baixo ventre e na nuca e mude-os sempre que aquecerem durante as primeiras quatro horas.

Hemorróidas – Aplique, duas vezes por dia, cataplasmas frios de argila vermelha ou verde
sobre as hemorróidas durante uma hora. Também pode tomar um banho de argila.

Herpes –
Podem melhorar rapidamente se logo que aparecerem se aplicarem emplastros de argila fria, que devem renovar-se cada meia hora durante duas horas. Depois, duas vezes por dia, aplica-se uma cataplasma que se mantém durante duas horas. Enquanto não se usar a cataplasma, pode aplicar-se pó de argila branca sobre a herpes.

Intoxicação alimentar
– Logo aos primeiros sintomas há que tomar, durante as primeiras 24 horas, água com argila branca diluída (uma colher por cada copo de água). Se a intoxicação vier acompanhada de urticária, pode polvilhar-se o corpo com argila branca.

Otite –
Desaparece rapidamente se aplicarmos, em redor das orelhas e sobre a nuca, cataplasmas frios de argila, que devem renovar-se sempre que aquecerem.

Picadas de insectos – Aplique sobre a zona afectada uma cataplasma de argila vermelha ou verde e renove-a sempre que secar até que a dor desapareça.

Queimaduras – Lavar a zona e colocar sobre a queimadura um emplastro frio de argila, que se
muda quando aquece. Repetir a operação até a dor desaparecer, e aplicar então um ou dois
cataplasmas por dia, mantendo-os durante uma hora. Se a zona a tratar for muito grande também se pode recorrer ao banho morno de argila.

Transpiração – Para evitar o excesso de transpiração polvilhar as axilas e os pés com argila branca ou verde. Lavar os pés com água com argila vermelha ou verde de uma hora libertará
pouco a pouco o mau odor dos pés. Às pessoas com problemas graves de transpiração fará bem tomar um banho de argila de dez minutos, uma vez por semana.

Varizes – Melhoram muito se se aplicar um emplastro de argila pouco espessa em toda a perna, à frente e atrás, e se deixar actuar meia hora. Mudar se secar antes. Em época de crise, como quando faz calor, pode aplicar-se este emplastro todos os dias; para prevenir
o problema recomenda-se que o faça duas vezes por semana. Os banhos de argila também são recomendáveis.

MEU SEGUNDO DIA DE USO.

FONTE: http://neturalmente.com/

4 comentários:

  1. Que interessante!
    Nunca tinha ouvido flar!
    hehe
    bjOkas

    ResponderExcluir
  2. Que legal nunca tinha ouvido falar nisso, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post! vou experimentar e te conto!

    ResponderExcluir
  4. Adoro!!! Sempre uso e recomendo!! Tb já usei a argila branca (p/ fins estéticos tb). BJOS!!!!

    ResponderExcluir

Sejam sinceros ;)