quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bailarina ''gordinha'' perde processo contra o Balé Bolshoi - Mundo




Achei, sem querer, uma reportagem sobre "gordinhas" no balé. Essa reportagem foi publicada em: Friday, April 16 @ 08:30:54 não sei de que ano.


MOSCOU - A bailarina russa Anastasia Volochkova perdeu o processo que moveu contra o balé Bolshoi em busca de uma indenização de um milhão de dólares por ter sido demitida sob alegação de que era gorda demais para fazer parte do elenco da mais famosa companhia de balé do mundo. Seu alvo era o diretor Anatoly Iksanov, que a demitiu em setembro e a quem acusou de prejudicar sua reputação pessoal e profissional.

O advogado dela, Lev Zubovsky, disse que o tribunal não aceitou as alegações da bailarina, uma vez que ela foi reintegrada ao Bolshoi e está excursionando com a companhia. Ela se queixa que não recebeu mais a função de solista. Anastasia mede 1m68cm e pesava 50 quilos quando foi demitida por ser gorda. Na saída do tribunal, ela disse que qualquer diretor de uma companhia "devia pesar suas palavras sobre os artistas antes de falar sobre o peso de bailarinas e atores."

É complicado o tema e a nossa obrigação de nos manter no peso. Gordinhos podem dançar balé? Claro que pode, pode também, nadar, jogar volei, basquete, futebol,pode até pintar quadros.

Mas será que é essa a pergunta correta? Eu acho que não.

Seria mais correto perguntar: É saudável ser dançar balé "gordinho"?

Sempre me preocupei com alimentação,mas não porque não queria engordar, pois não tenho tendendia (apesar que depois dos 40 a coisa muda).

Mas me preocupo porque a alimentação pode ser um remedio ou um veneno.

Li em uma comu, uma moça com 115kg perguntando se ela poderia dançar balé.

Respondam vocês, com sinceridade o que pensam sobre isso.

16 comentários:

  1. Acho que não é saudável ser gordinho em situação nenhuma, principalmente no ballet. O peso pode causar lesões em saltos, etc. Mas isso da bailarina ser gorda com 50 kg é um absurdo! Realmente para os amantes do ballet que estão sentados na platéia, isso vai fazer diferença? Acho muito feio das companhias ainda insistirem nesse papo.

    Beijos, Carol Lancelloti (não sei em qual estou logada)

    ResponderExcluir
  2. A obesidade é um problema sério, ultimamente até mesmo as crianças sofrem desse mal. É complicado pra alguém que é obeso fazer uma atividade fisica, mas também não pode ficar parado. O negócio é procurar um médico para fazer um tratamento adequado sempre cuidando da alimentação, isso é o ideal, mas não o real.

    Quanto a essa história da bailarina ser demitida, juridicamente falando, se fosse aqui no Brasil ela podia pedir até 2 bilhões, no máximo iria ganhar uns 20 mil reais por danos morais.E fala sério, com 1,68m e 50Kg, ela era praticamente um esqueleto. Eu tenho 1,70 e cheguei a pesar 55Kg, e tava feia de tão magra. Imagina como essa guria não deveria estar? Se bem que cada corpo responde de uma maneira.

    ResponderExcluir
  3. Olá Heydi, Desculpe a invasão, vi seu blog nos favoritos das meninas, então resolvi visitar, já havia lido seu depoimento no blog da Karen "Ballet Adulto", achei legal a sua história e sua determinação, um belo exemplo para nós! ;)

    Então este assunto é um pouco complicado, como já disseram nos comentários acima obesidade, distúrbio alimentar é um ruim em qualquer situação, a alimentação pode ser um santo remédio ou um perigoso veneno, o cuidado com hipertensão, colesterol, triglicerides, diabetes, tem de ser muito grande;
    E quando falamos de atividades físicas que onde fazemos grandes esforços, impactos contra o chão, isso pode acarretar danos gravíssimos para saúde corporal, o 'gordinho' tem que ter o auxilio de um bom profissional para trabalhar os exercícios de maneira correta, respeitando os limites e privações de seu corpo.
    Não que quem seja gordinho não possa Dançar ou praticar alguma atividade física, pelo contrário, isso pode ser um incentivo a viver de um modo mais saudável.
    Eu mesmo depois que entrei para o Ballet, emagreci uns 8 kg, sou muito baixinha e era nítido meu sobre-peso, o risco de me machucar e sofrer lesões era bem maior, mais consegui tudo sem dieta radical, apenas com as aulas e me privando de comer as famosas besteiras.
    Sobre a bailarina "gorda" do Bolshoi, acho isso uma besteira não concordo muito com esse padrão absurdo que impõem, se ela com 1,68 e 50kg é gorda eu com meus 1,53 e 49kg sou obesa, rsrs
    Por isso que tem tanta modelo, bailarina com distúrbios anorexia, bulimia... Opiniões mexem com o psicológico fraco de algumas pessoas. Graças a Deus comigo não!

    Beijos, estou adicionando seu blog no meu, Ok?!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu tenho 1,69 m e peso 51 kg, meu manequim eh 36... Quer dizer q, pro Bolshoi eu seria gorda? hahahahahahahahahahahahaha... ok.. passou, passou...

    Falando sobre essa questao, eh obvio q nao eh saudavel pras articulaçoes, ligamentos, pro coração, enfim, a pessoa estar acima do peso, independente dela dançar ou nao! Agora, a questão q a gente tem de analisar com isso eh: considerar uma pessoa com essas proporções (1,68m e 50 kg) como gorda eh um despropósito, uma tremenda distorção de valores e ateh da auto-imagem da bailarina! Faz a gente pensar no nível de exigência imposto pelas grandes companhias e o exagero do culto ao corpo, e a forma da bailarina etérea, o prejuízo psicológico pra mtas meninas q desejam ingressar na carreira profissional e por aih vai... absurdo! Inatingível! revoltei agora... hehehehehe.... :P (mas eh verdade, nao eh? inversão de valores, faz a gente pensar)
    Bjos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Vocês foram maravilhosa...............obrigada pelos posts..................vocês são realmente meninas de valores e de bom senso.............estou ADD os blogs devocês........beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola de novo! obrigada pelas respostas as minhas perguntas (e eu nem tinha percebido q eu tinha pulado o numero 6 hem? heheheheh)Bom, vou deixar meu email, pq eu realmente me interessei pela apostila q vc mencionou, vc pode me mandar por favor? Super obrigada! meus pes sao ruins, sem colo, e super fraquinhos, nao tem força! Toda dica eh bem vinda!

    jessicasayuri@gmail.com

    Obrigada! Bjos!

    PS: maravilhosa vc! vc prova realmente q idade nao eh o limite, e sim, o q vale eh a força de vontade!! Bjos de novo!

    ResponderExcluir
  7. EU QUERO SER BAILARINA TENHU 51KG E 16 ANOS ADORO ESSA DANÇA É MEU SONHO DESDE QUANDO TINHA MEUS 7 ANOS MAIS EUE RA VERGONHOSA DEMAIS AGORA VOU REALIZALO CM O APOIO DE TODOS E CM A AJUDA DE DEUS

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do seu blog :D
    boom eu ja fiz ballet mais quando eu tinha 5 anos .. agora estou com 18, mais nunca fui magrinha, e eu sou LOCA pra ser BAILARINA, mas acho qe sou mtto gorda pra isso ;///, eu tenho 1,68 e peso 63..
    beijooos

    ResponderExcluir
  9. eu comecei o ballet a pouco tempo e ja começei as aulas de pontas, tenho 15 anos, sou bem gordinha 60 e alguma coisa, com + ou - 1,59m e eu nao vejo problema nenhum em ser uma bailarina gordinha, o ballet esta me ajudando a emagrecer e eu vou ficando cada dia melhor nas aulas, nao sei por que o preconceito com as gordinhas... se começar uma aula de dança ou outra coisa é por q quer emagrecer ou gosta daquilo... preconceito com os gordinhos é uma coisa idiota, ja sofri muito isso mas nao desisti...

    ResponderExcluir
  10. Como eu nao entendo de ballet, eu que pergunto, posso dançar ou nao??

    acho que de certa forma dançar ballet (ou qualquer outra dança) me incentivaria a emagrecer, quando eu danço eu perco peso rapido, sem perder saude, melhor que fazer dietas malucas. Eu tenho compulsao alimentar, e fazer algo que eu goste certamente ajudara...

    acho que se fazer em niveis adequados vale...
    ter 100kg e dançar a nivel de Bolshoi nao da, mas por hobby e prazer (devagar)... o que vcs acham???

    ResponderExcluir
  11. Eu sou gordinha, alias bem gordinha...porem faço ballet ha quatro anos. E estou me saindo mtoo bem nas aulas. Nao vejo nenhum mal nisso. Pois aceredito q qualquer um pode dançar.Qualquer um. Estou bem cmgo mesma e nao mudaria nada em mim.
    Minha professora ate disse pra mim q me saio melhor que algumas meninas magras da minha turma.
    Eu sou gordinha, porem tenho saúde e é isso oq importa.
    Porem é preciso sempre se cuidar neh...
    bjokasss
    ps: continuarei dançando apesar de tdu. nunca desistirei do meu sonho.Nunca.

    ResponderExcluir
  12. Sou bailarina a 10 anos, danço lindamente, leve e sutil, e acreditem, sou GORDA. rs Danço com a alma, meu corpo só segue. Os olhos nos deixam cegos. Sempre fui gordinha, a minha vida inteira e também sempre dancei ballet... ballet clássico ao contemporãneo que exige muito mais força e leveza. Nunca me machuquei por causa do ballet, somente uma vez que fui ensaiar sem se aquecer. Sou saudável e feliz, mesmo recebendo muito preconceito e sendo oprimida. Vamos ser felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasouuuu. tenho 1,61 e peso atualmente 67 quilos e danço tbm. Nunca Sofri nenhuma lesão. Sou Linda. rsrs Adorei seu depoimento.

      Excluir
  13. Ola,vi a postagem do blog e vim ler,achei super interessante porque eu estava incutida com isso,eis minha opinião...
    Acho que tudo pode ser mudado,como por exemplo ser gorda e emagrecer.. até 2 anos atraz eu pesava 49 kg,hoje em 2012 estou pessando 70 kg,tudo por descuido total de minha parte,claro!
    Mas eu vejo da seguinte forma,tenho 23 anos,então ainda posso reverter este processo,sempre amei o ballet,sempre fui louca para fazer,mas minha mãe não tinha como me colocar,hoje com 23 anos vejo a possibilidade de fazer,e estou tentando!! emagrecer com saúde é uma prioridade para mim,não desejo ser famosa,apenas aprender a dançar para um dia quem sabe poder ensinar,seria um sonho,mais se nao der certo também,só o fato de eu saber dançar já me fará muito feliz!!! tenho um filho,assim que eu tiver uma menina colocarei ela no ballet classico! acho lindo quando começam desde criancinhas!!!!

    ResponderExcluir
  14. Se alguém está acima do peso e quer fazer uma atividade física, ninguém deve desestimular. Ela está procurando algo saudável para fazer, que dá prazer e que pode até ajuda-la a emagrecer.
    Com 115kg ela não vai conseguir ser profissional, mas como ballet é a preparação física mais completa que tem, ela só tem a ganhar. Se não tiver ninguém enchendo saco via bullying, ela será feliz fazendo isso.
    Ballet é puro esforço. Ninguém nasce pronto. Talvez demore mais pra ela conseguir fazer movimentos rápidos e se equilibrar, mas existe muita gordinha com ótimo alongamento, coordenação e ritmo. E muita magra que não tem jeito pra coisa. Vai de pessoa pra pessoa. O mundo seria bem melhor se cada um tivesse louça pra lavar em casa e não tivesse tempo pra julgar o sonho dos outros.

    ResponderExcluir

Sejam sinceros ;)