quarta-feira, 8 de julho de 2009

MATURIDADE

Faço parte de uma comunidade maravilhosa, diga-se de passagem, chamada “Ballet Adulto”. E um tópico que está fervendo, é sobre como deveria ser um professor de ballet para adultos.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=59054445&tid=5353057933011578353&start=1


Surgiram muitos depoimentos, todos com a sua verdade, lamentações e opiniões, algumas delas questionáveis.

A Karen, a dona da comu, postou sobre algumas CIAs de danças que integram bailarinos mais velhos. Não sabia que tinha tantas CIAs com essas características.

Parabenizaria todas elas se pudesse.

Como certos comportamentos, idéias, atitudes se modificam ao longo dos tempos, não é?
E que assim seja...

Envelhecer não é fácil pra ninguém, mas em determinadas profissões, acredito que pesa mais.

Por exemplo, uma secretaria executiva de uns 40 anos. Mulher experiente, centrada, com a vida ganha e os filhos já crescidos, não exigindo assim, tanto a presença dela, como exigiriam se fossem ainda pequenos.

Agora pensamos em modelos, atletas, bailarinos, astronautas, atores, pedreiros, bombeiros... Nossa!! acho que são muitos ainda.


Não que parem de trabalhar/atuar, mas, diminui e muito a resistência física. E no caso de modelos a coisa não fica só na falta de pique.
Então a maturidade chega a ser uma faca de dois gumes. (fiquei tentada a escrever “legumes”, rs). E ai nos tornamos professores, instrutores, donos de agencias e academias.

E é uma maravilha isso, porque amamos muito que fizemos, a ponto de passar adiante tudo que sabemos com muito amor e cuidado. Sem revoltas, frustrações ou arrependimentos.

E sabendo que essa idéia do “passei da idade” ta cada vez mais insignificante, contribuo para que ela “suma” de vez por todas. Conheço uma mulher de seus 42 anos, linda, bem cuidada e de atitude que desfila roupas maravilhosas, que destaca a beleza dessa mulher madura e feliz.

Não vou dizer que minha passagem para os 40 e poucos veio sutilmente, sem medos e incertezas. NÃO VEIO NÃO.

Mas a natureza é sabia, e a serenidade faz parte do pacote. Tenho minhas limitações (não uso mais mínio-saia, rs), mas tenho mais atitude hoje.

Deixo aqui minha contribuição de que a idade não é limite pra fazer o que se quer. Corra atrás do seu sonho. Faça parte de um grupo de pessoas felizes, satisfeitas e com mais saúde.

Tudo é possível qdo a alma não é pequena.

Termino com duas frases que me acompanham qdo me faltam palavras.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Cora Coralina

“Já que não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, comecemos agora e façamos um novo fim.”

Chico Xavier

2 comentários:

  1. Opa! Me juntarei ao seu grupo de adeptas do "passei da idade já era" rs. Para qualquer coisa, acho que tive um bom exemplo em casa. Minha mãe tem uma mente bem interessante, apesar do tempo ela ainda tem alma de moleca, mas sabe seus limites.

    Adicionei você lá no meu blogue.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, que bom que tem incentivo em casa, isso é tuuuudoooooo.

    Esse grupo tá é bem grande, maravilha............:)

    ResponderExcluir

Sejam sinceros ;)