sábado, 18 de julho de 2009

O que comer antes e depois da atividade física.



Gostaria de uma baby vestida de ballet e comendo um doce, mas não achei. Então vamos lá.

Tão importante quanto a quantidade de alimentos que você deve ingerir para poder ter bons resultados para perda de gordura e ganho de massa magra (músculos) é a distribuição correta dos nutrientes antes e depois dos exercícios.
É importante lembrar que as refeições e os exercícios fazem parte de um mesmo programa, emagrecer! . Então, o melhor plano a ser seguido é consumir alimentos que você goste e que sejam fontes ricas de carboidrato. Os carboidratos permanecem no estômago por menos tempo por isso são o combustível ideal para os exercícios.

Os carboidratos são os responsáveis pelo fornecimento da energia necessária ao organismo para a realização das atividades diárias e dos exercícios físicos também. Os carboidratos são divididos em carboidratos simples (açúcar de mesa, das frutas, do leite e o mel) e complexos (grãos e cereais (pão, aveia, massa, arroz), vegetais (batata, milho, feijão, lentilha, ervilha, brócolis).

Objetivos das refeições com carboidratos, nos pré-exercícios:
1. Evita a fome durante a atividade;
2. Fornece energia para o trabalho muscular e isso melhora o rendimento;
3. Fornecer líquido suficiente para iniciar o exercício estando hidratado;
4. Mobilizar gordura para ser gasta como fonte de energia.

Importante também é que as refeições pré-exercícios sejam pobres em proteínas e gorduras. Esses nutrientes têm a digestão mais lenta , podem atrapalhar a sua performance, e não podem substituir os carboidratos, pois não são a melhor fonte de energia.

Os alimentos ricos em fibras, como as frutas , as hortaliças cruas, as castanhas, as sementes, os farelos não são os mais recomendados se forem consumidos pouco tempo antes dos exercícios, pois podem causar desconforto intestinal.
Obs.: Quanto mais próxima a refeição da atividade física, menor deve ser a quantidade e variedade dos alimentos ingeridos.

Alimentação pós exercícios

Para ajudar a desenvolver os músculos e preparar o corpo para o próximo treino, procure alimentar-se logo após o término da atividade.

A combinação ideal é de 1 porção de proteína para a construção dos músculos e de 2 porções de carboidratos para levar essa proteína ao músculo e também para repor o glicogênio perdido.

Carboidratos: Pães, massas, biscoitos sem recheio, frutas, bebidas esportivas, sucos.

Proteína: Carnes magras, frios (peito de peru e queijo branco), barras de proteína, derivados de leite desnatado.

Se não for possível alimentar-se logo após a realização de alguma atividade física, consuma imediatamente: água de coco, bebidas esportivas, Frutas secas .

Hidratação

Ela é muito importante, pois durante a prática de qualquer atividade física, a temperatura do corpo se eleva. Para manter a temperatura ideal e recuperar seu equilíbrio, o corpo transpira e a perda de líquido por meio do suor é grande. A evaporação do suor elimina parte do calor e também substâncias importantes para o equilíbrio interno do corpo, como água e sais minerais. Por isso, precisamos repor essa perda e manter o bom funcionamento do organismo.

Dica de hidratação: Ingira 200ml de água, a cada meia hora.

Informação importante


Uma coisa interessante é saber que os exercícios localizados(Ballet) não eliminam a gordura localizada, mas fortalecem a musculatura e isso melhora a aparência, mas deixa intacta a camada de gordura à sua frente e essa camada impede os músculos de aparecerem.

Se desejar emagrecer precisa perder gordura, e para isso acontecer a dupla infalível é: dieta alimentar (de poucas calorias) e exercícios físicos feitos com regularidade(Ballet, Ballet e Ballet).

Fonte: ttp://www.linhabioslim.com.br

5 comentários:

  1. Muito interessante esse texteo, e extremamente importante. Normalmente não se dá o devido valor a alimentação correta, a menos que se tenha algum problema que envolva isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre prefiro o mais natural: fruta, água de côco, suco... Mas adoro comer um pãozinho antes também. Leite se soja também é ótimo e super leve. Tem uma bailarina lá na minha cia que come um pacote de biscoito (tipo Passatempo, waffle) entre um ensaio e outro. Acho uma doideira! Por que não um sanduiche, uma fruta? Enfim... Otimo post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post MESMO!
    Tenho muita dificuldade com minha alimentação, principalmente nos periodos de ensaios intensos no Ballet, procuro sempre iogurtes, frutas, e biscoitos integrais salgados pois minha pressão é baixa ao extremo, e pra completar não como carne de nenhum tipo, todos me aconselham a comer pois como sempre estou fazendo esforços físicos dizem que a proteina da carne é fundamental para o corpo e bla bla bla, pra mim é muito dificil pois já faz muito tempo que não como carne, sei que em certos casos isso é ruim e pode trazer danos pra minha saúde futuramente, tento sempre recompensar em frutas legumes e grãos e alimentos a base de soja, que é o que mais consumo.
    Estou vendo se passo em uma nutricionista para me auxiliar melhor sobre este assunto, pois todos ficam me 'assustando' sobre o fato de não comer carne e tal, fico meio preocupada com este assunto!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona! recebi a apostila sim! percebi q alguns dakeles exercicios eu ateh jah faço com minhas alunas de dança do ventre! Jah estou praticando alguns (confesso q tem uns q nao entendi mto bem como faz... hehehehehe), mas achei otimo! Mto obrigada, de coraçao!
    Bjos!

    PS: falar sobre alimentaçao eh de uma importancia sem igual, pra qquer atividade fisica, parabens pelo post super informativo!

    ResponderExcluir

Sejam sinceros ;)